Aprenda a prevenir, diagnosticar e tratar o paciente com sepse de foco odontogênico.
Conhecimentos que todos os cirurgiões-dentistas devem dominar, visto que, diversas doenças bucais são potenciais fontes de sepse, bem como, procedimentos odontológicos cruentos, podem ser grandes portas para a ocorrência da mesma.
Termos como “septicemia” e “infecção generalizada” não são mais utilizados, pois não contemplam o real e atual entendimento da fisiopatologia da sepse. Esta, pode acontecer em qualquer paciente, saudável ou não e independente da idade. Já é sabido que a cada uma hora de atraso do diagnóstico e tratamento da sepse, diminui a possibilidade de sobrevida do paciente.
Importante destacar que a sepse não se restringe às UTIs, pelo contrário, cerca de 50 a 60% dos pacientes com sepse dão entrada nos hospitais via unidades de emergência. Ou seja, casos de pacientes com foco bucal, são provenientes de atendimentos ambulatoriais ou de urgência. Por isso, TODOS os cirurgiões-dentistas devem estar aptos ao reconhecimento e atendimento a estes pacientes.
Agora, você consegue perceber que, como profissionais da área da saúde e responsáveis para com a vida de nossos pacientes, conhecer e saber conduzir um paciente com essa doença é condição fundamental!
Sua Mentora
Profa. Dra Luana Diniz